Blog

Newsletter
Sem categoria

26/04/2016

5 cuidados que se deve ter ao mudar de cor

Isso acontece com todo mundo, ao menos uma vez na vida: olhar no espelho e não aguentar mais ver a mesma imagem todos os dias. Para muitas mulheres basta um bom corte diferente, mas para a maioria mudar a cor dos cabelos é como dar um restart, um começar de novo. E muitas não estão nem aí para tentar outra vez, e outra e outra, quantas forem necessárias até encontrar seu verdadeiro eu – pelo menos daquele momento – na tintura certa.

Só que, dependendo da forma como for feita, essa mudança de cor em vez de fazer a cabeça pode acabar sendo um tiro no pé. Os fios acabam sofrendo tanto que ficam opacos, quebradiços, sem brilho e podem até começar a cair, de tão enfraquecidos. Por isso, alguns cuidados são indispensáveis ao mudar de cor. Veja quais são e como se reinventar com toda a segurança.

Conheça os produtos

Antes de mais nada é preciso saber que apenas dois tipos de produtos são capazes de mudar a cor dos cabelos: as tinturas e os tonalizantes. Estes, por não terem amônia em sua composição, não conseguem clarear os fios, mas sim reforçar a cor em tonalidades próximas à natural. Já as tinturas, que contêm amônia, mudam a cor dos cabelos em até quatro tons.

Os componentes que promovem a mudança de cor, no entanto, agridem os cabelos, que devem estar muito bem hidratados antes do procedimento deforma que o pós-tratamento – que procura repor a hidratação e os nutrientes, ou seja, a água, os lipídeos e as proteínas perdidas, consiga surtir efeito. Por isso, quem faz alisamentos ou relaxamentos, ou tem fios muito porosos e ressecados, devem ter cuidado redobrado.

1. O cabelo deve mesmo estar sujo para fazer a tintura?

Muita gente acha que o cabelo deve estar sujo para ser tingido, mas na verdade ele não deve é ter resíduos – daí a razão pela qual não deve ser lavado no mesmo dia – nem estar oleoso – e quanto mais sujo mais oleoso os fios ficam. O ideal, portanto, é que eles tenham sido lavados no dia anterior, quando os resíduos dos produtos já saiu mas ainda não estão oleosos. Dessa forma a tintura adere com mais eficiência, garantindo um melhor resultado.

2. Teste pele e fios antes do procedimento

Quem usa química forte, como alisamentos e relaxamentos, deve fazer um teste alérgico na pele antes da aplicação da tintura, afinal há sempre a possibilidade de desenvolver algum tipo de reação a algum dos produtos, até pelo excesso de uso. Teste também as mechas, mas lembre-se que os fios quanto mais grossos, mais resistentes; em compensação quanto mais finos, mais frágeis.

3. Evite o ressecamento do cabelo

Fios ressecados são um problema sério, por isso a hidratação antes da mudança de cor é importante. Mas importante também é tomar algumas medidas no dia a dia, como evitar lavá-los com água muito quente, que retira a oleosidade natural protetora dos fios. Além disso, não coloque o condicionador imediatamente após o shampoo. Depois que enxaguar o shampoo, retire o excesso de água dos cabelos de forma delicada mas firme, apenas apertando uma toalha seca contra as mechas, sem esfregar. Só então coloque o condicionador, mas não no couro cabeludo.

4. Retoque da tintura

A periodicidade dependerá, basicamente, da cor escolhida. Quanto mais próxima da cor original dos cabelos mais tempo ela vai durar, podendo chegar a até 45 dias. Mas se houver muitos cabelos brancos ou o tom for muito mais claro que o tom natural, o tempo médio é de 15 dias.

5.Tratamentos pós-coloração são essenciais

Os cuidados com os cabelos ao mudar de cor devem ser tomados antes, com a hidratação adequada, durante, com a escolha de tinturas de qualidade, e depois, com produtos que protejam a cor e os fios. Os leave in, por exemplo, seja em creme ou em óleo, ajudam a proteger os fios contra o ressecamento e a quebra principalmente na hora de desembaraçá-los.

Uma dica para a manutenção da cor é o uso de produtos específicos, como a máscara hidratante Moroccanoil, à base de argan e que hidrata profundamente, reparando as áreas danificadas e protege contra agressões químicas e ambientais. Da mesma forma, o uso de shampoos e condicionadores corretos também prolongam os resultados da mudança de cor. Neste caso a dica é o BC Color Freeze Duo Sulfate-Free, da Schwarzkopf, composto por shampoo e condicionador com uma suave fórmula com silano reativo e forma um filme de laminação na superfície dos fios, selando a corem seu interior de forma a potencializar o resultado.

Seguindo estas dicas você aproveitará muito mais a mudança de cor dos cabelos e vai amar a imagem que verá no espelho.

Encontre muitos outros produtos no Mercado da Beleza e otimize todos os seus resultados!

Comentários

SIMILARES

Milagrosas máscaras Moroccanoil

Você tem dúvidas sobre as incríveis e milagrosas máscaras de tratamento Moroccanoil? Qual a utilidade de cada uma...

Você com uma barba de respeito!

Você acha sua barba sem graça? Ela não cresce uniforme? É falhada? O pelo é fino? E você está cansado de tud...

Cuidados com aplique de cabelos

Quem sonha em ter cabelos compridos, não precisa esperar muitos meses para ver os...

Tudo sobre o loiro platinado de Giovanna Ewbank

A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank se tornou uma verdadeira referência quando falamos de beleza aqui no Br...