Blog

Newsletter
Faça em casa

16/03/2016

A melhor maneira de lavar os cabelos

Será que você lava os seus cabelos da melhor forma possível? Existem alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado final. Mudar a temperatura da água, por exemplo, pode ser o diferencial para ter cabelos ainda mais bonitos, leves e brilhantes! Saiba mais:

7 dicas que garantem cabelos limpos e saudáveis

1. Não deixe a temperatura da água quente demais

Água muito quente resseca os fios, causa o famoso frizz e diminui o brilho do cabelo. O ideal é deixar a temperatura de morna a fria. Uma dica é lavar os fios com água morna, que ajuda a retirar a oleosidade, e finalizar com água fria, que ajuda a fechar a cutícula do fio e a garantir cabelos brilhantes.

2. Use um pouco de água para diluir o xampu

Outra dica importante é não exagerar na quantidade de produto utilizada para não sobrecarregar o cabelo. O xampu deve ser diluído em um pouco de água para não entupir os fios. Além disso, é importante começar a aplicar o produto pelo couro cabeludo e finalizar pelas pontas, porque a sujeira cai do couro para os fios.

3. Siga a ordem: xampu, máscara de tratamento e condicionador

Para garantir cabelos saudáveis, é importante usar uma boa máscara de tratamento uma ou duas vezes por semana. Também é importante passar os produtos na ordem correta: xampu, máscara e condicionador. O xampu limpa o cabelo, a máscara hidrata e repõe nutrientes essenciais e o condicionador fecha a cutícula do fio, para que ele fique protegido e o tratamento seja preservado.

4. Retire o excesso de água dos fios antes de passar a máscara de tratamento

Para garantir a eficiência do produto, retire o excesso de água antes de passar a máscara de tratamento nos cabelos. Assim, os fios absorvem bem o produto e o resultado é ainda melhor.

5. Retire todo o produto do cabelo

Condicionadores e máscaras de tratamento não foram feitos para ficar no cabelo por muitas horas. Estes produtos devem ser aplicados de acordo com as instruções da embalagem e completamente enxaguados depois do tempo recomendado. Caso contrário, o produto pode dificultar a respiração do fio, que pode até apodrecer. Existem produtos específicos para serem usados sem enxague, os leave-in.

6. Não esfregue a toalha no cabelo

Também é preciso ter alguns cuidados na hora de secar o cabelo. Para não abrir as cutículas ou danificar os fios, nunca esfregue ou torça o cabelo. Para tirar o excesso de água, faça delicados movimentos de apertar com a toalha. Depois de retirar o excesso de água, o ideal é deixar que os fios sequem naturalmente. Se for necessário usar o secador de cabelo, use o aparelho a uma temperatura de, no máximo, 80°C e conte com o apoio de um bom protetor térmico.

7. Saiba quando lavar o cabelo

Uma dúvida comum é em relação a frequência que o cabelo deve ser lavado. Depende do seu tipo de cabelo e dos seus hábitos. De maneira geral, é bom saber que lavar o cabelo em dias alternados pode ser uma boa ideia porque, assim, a gordura natural que protege o cabelo é preservada. Além disso, quando o cabelo não é lavado todos os dias, há tempo para que a raiz seque completamente.

Uma dica fundamental para garantir cabelos limpos e saudáveis é usar produtos de qualidade, que sejam adequados para o seus fios. Conheça as opções disponíveis no Mercado da beleza.

Comentários

SIMILARES

Boho Curls - A tendência dos cachos perfeitos!

 

Para algumas das adeptas de cabelos cacheados, assumir os cachos pode não ser uma tarefa muito fácil!...