Blog

Newsletter
Sem categoria

18/05/2016

Qual tipo de escova é o mais adequado para o seu cabelo?

Difícil a mulher que não quer ter os cabelos bonitos, macios, sedosos e cheios de brilho – e chegar em uma festa e imaginar quantas outras não a estão invejando por isso. Só que nessa busca incessante pelos fios perfeitos muita gente acaba usando produtos completamente errados, que não têm nada a ver com as características reais das madeixas.

Um desses produtos, por incrível que pareça, é a escova de cabelo, cuja imensa variedade encontrada no mercado é de deixar qualquer uma confusa. E sabe quem é que diz qual é a melhor escova? Seus fios. Então preste atenção para tirar o máximo proveito desse acessório e nunca mais comprar a escova errada.

Como são seus fios?

Este é o primeiro item a ser analisado. Fios grossos pedem corpo da escova grande e bom espaçamento entre as cerdas. Já os cabelos finos pedem escovas mais delicadas, com o corpo menor e também espaçamento menor. O material com que a cerda é feita, no entanto, também têm sua influência: elas podem ser de nylon ou plástico (artificiais), de pelo de algum animal, geralmente de javali ou porco (naturais), ou até de madeira.

Naturais

As cerdas naturais costumam ter o espaçamento entre elas menor, por isso acabam agarrando mais nos fios, por isso são mais usadas para alisar e dar brilho. Elas também são as mais caras, porque são mais duráveis e resistentes ao calor do secador. Mais indicadas para cabelos com frizz, cacheados ou ondulados, e podem ser usadas mesmo nos fios mais grossos.

Só que, nesse caso, dependendo da espessura do cabelo talvez não consigam agarrar com muita eficiência, deixando o penteado mais frágil, sem muita fixação. A dica, nesse caso, é utilizar um creme com fator termoativo na hora da escovação.

Artificiais

schwarzkopf-professional-bc-bonacure-fibre-force-infusion-ampolas-de-tratamento-4x15ml-28895

Já as escovas de cerdas artificiais são bem mais em conta, e também são mais indicadas para modelar os penteados, sendo ideais para cabelos rebeldes, finos e lisos. O problema, entretanto, é que elas não conseguem dar brilho, por isso se este é o efeito que você deseja, esqueça.

Mixtas

escovas_bless

Várias escovas misturam cerdas naturais e artificiais, e o resultado é particularmente bom principalmente quando têm bolinhas nas pontinhas das cerdas, que ajudam a tracionar os fios – menos para cabelos cacheados. As cerdas mistas são ideais para cabelos sensíveis, levando a oleosidade do couro cabeludo para o comprimento de forma suave.

Dica: para reduzir o frizz, o ideal são as cerdas ionizadas. Este tipo de cerda mantêm o efeito do secador por mais tempo sem arrepiar os fios.

O que você deve ter em casa

De acordo com os especialistas, o formato da escova também influi no resultado final do cabelo, mas muito se engana quem pensa que há um determinado tipo melhor do que outro. Neste caso, a dica de quem entende é ter várias, justamente de formatos diferentes. Entenda porquê e como usá-las para potenciar os resultados:

Redonda média, de cerdas artificiais

Quanto maior o diâmetro da escova, maior o efeito liso. Use esse tipo de escova para a escovação e modelagem dos fios principalmente se você é adepta do visual comprido e esticado.

Redonda média, de cerdas naturais

Se hoje você está disposta a trabalhar na superprodução, a escova é essa, principalmente se a ideia é cachear os cabelos. Ela faz cachos perfeitos, que parecem naturais e ficam muito legais com um visual mais cool.

Redonda, com cerdas de nylon

São ótimas para fazer o efeito de ondas grandes e largas, deixando os cachos bem volumosos.

Retangular estreita, com cerdas naturais

Usada apenas para a finalização dos penteados.

Raquete

escova-soling-raquete_1

De acordo com os especialistas, a escova raquete é indispensável, e em dois tamanhos: uma pequena para ter sempre na bolsa e outra média em casa. Ela é ideal para desembaraçar, mesmo durante a secagem, mas sempre fazendo o alinhamento com o secador. Mais indicada para cabelos lisos e finos.

Térmica de cerâmica, grande ou média

schwarzkopf-professional-bc-bonacure-fibre-force-infusion-ampolas-de-tratamento-4x15ml-28895

A escova térmica com cerdas de cerâmica modela com facilidade, mas o forte não é dar brilho aos cabelos. Tem efeito melhor em quem tem muito frizz e fios finos.

Agora que você já sabe como e qual escova de cabelo usar, vai ficar muito mais fácil conseguir o efeito desejado!

Quer mais dicas de beleza? Deixe aqui nos comentários a sua dúvida que nós logo, logo responderemos com outro post!

Comentários

SIMILARES

Milagrosas máscaras Moroccanoil

Você tem dúvidas sobre as incríveis e milagrosas máscaras de tratamento Moroccanoil? Qual a utilidade de cada uma...

Você com uma barba de respeito!

Você acha sua barba sem graça? Ela não cresce uniforme? É falhada? O pelo é fino? E você está cansado de tud...

Cuidados com aplique de cabelos

Quem sonha em ter cabelos compridos, não precisa esperar muitos meses para ver os...

Tudo sobre o loiro platinado de Giovanna Ewbank

A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank se tornou uma verdadeira referência quando falamos de beleza aqui no Br...