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04/07/2019

Como surgiu a marca Schwarzkopf?

SCHWARZKOPF

A palavra pode parecer bem complicada de escrever e pronunciar, mas

a marca já é bem conhecida dos profissionais de beleza e consumidores

brasileiros.

 

A marca é alemã e vem há anos revolucionando o jeito de tratar nossos

cabelos. Sempre em sintonia com as necessidades e tecnologias atuais,

a empresa desenvolve técnicas inovadoras para oferecer o que há de

melhor em tratamento para todos os tipos de cabelos.

 

A Schwarzkopf tem mais de 100 anos de existência e conquistou

consumidores pelo mundo todo. Abaixo, vamos contar a história da

marca, os principais produtos e que tipo de inovação a empresa

alemã tem lançado.

 

Como surgiu a marca?

Berlim, 1898. O químico Hans Schwarzkopf abre uma farmácia que,

além de vender medicamentos e produtos de beleza, contava com

uma pequena seção de perfumaria.

Neste período, não havia produtos específicos para os cabelos, a não

ser sabonetes caros e ásperos.

 

Cansado disso, em 1903, Hans criou seu primeiro produto: um xampu

em pó que era dissolvido em água. Não é preciso dizer que foi uma

verdadeira revolução no modo como se lavavam os cabelos e um sucesso

no mundo feminino. O "champô com a cabeça preta" foi um sucesso imediato.

 

Hans passou a vender seu produto, mas a demanda cresceu tanto que

a empresa começou a negociar com Holanda e Rússia. Em 1927, mais

uma revolução: a marca lançou o primeiro xampu líquido do mundo.

 

Em 1933 foi criado o primeiro shampoo não-alcalino do mundo: "Onalkal"

é considerada a mãe de todos os shampoos modernos. Para além dos produtos

de cuidado, as permanente vêm também aumentar o portfólio de produtos.

 

Em 1947 a Schwarzkopf introduz a primeira permanente a frio no mercado

alemão. "Onaltherma", que consegue criar cabelo ondulado, sem a necessidade

de atingir quase 100ºC. Em simultâneo, "Poly Color" leva as colorações

diretamente até ao consumidor final.

 

Em 1949 a Schwarzkopf introduziu no mercado alemão, o "Champô-Creme

Schauma" em tubo. Foi um sucesso: na Alemanha ocidental a palavra

"Schauma" torna-se sinônimo de shampoo - e cria um mercado generalizado

para o shampoo na Alemanha.

 

Já há muito tempo, a marca se preocupava com a formação de profissionais.

No mesmo ano, foi inaugurado o primeiro centro de treinamento para

cabeleireiros, o Instituto Schwarzkopf para o cabelo e higiene.

A essa altura, os produtos já estavam nas prateleiras de diversos países do

continente europeu.

 

Já em 1955, as mulheres já não precisam evitar o vento ou o clima, porque

foi lançada a "Taft" a primeira "rede líquida para cabelo". Num país a

celebrar o crescimento econômico pós-guerra, um novo verbo em alemão é

inventado: "Taft" significa "pulverizar o cabelo com laca"

 

No ano de 1968, a Schwarzkopf introduz "Palette Champô Colorante".

As colorações de Palette estão disponíveis hoje em dia e continuam a ser

uma referência em colorações.

 

Em 1974, o "Método Schwarzkopf" é introduzido - um novo conceito

sistemático em torno das permanentes, que envolve consultoria,

tecnologia e formação.

 

Em 1987 a Schwarzkopf é primeiro produtor de produtos de cosmética a

nível internacional a reagir a temas socialmente relevantes como a

sustentabilidade. A laca Taft é alterada para ser completamente livre de CFCs.

 

Presença da Schwarzkopf no mundo

A empresa oferece uma completa linha de cuidados para cabelos tanto

para profissionais quanto para consumidores finais. São produtos que

para coloração, tratamento e finalização comercializados em mais de

125 países ao redor do mundo. A marca é propriedade do grupo alemão

Henkel, e gera a maior receita do grupo, que faturou €3.5 bilhões em 2013.

 

Principais produtos

Entre as principais linhas de produtos da marca estão:

 

 

IGORA: os produtos dessa linha são compostos de colorações

individuais com uma variedade imensa de tons. Com produtos de alta

qualidade para todos os tipos de tratamento para salão, a linha é a

queridinha dos profissionais, que conseguem resultados surpreendentes

nos cabelos dos clientes.

Finalizadores OSiS+: composta por sprays fixadores e de brilho,

modeladores, ceras e pastas, a linha é perfeita para quem procura

durabilidade do penteado e energia ao visual;

NATURAL STYLING: feita para suprir as necessidades das últimas

tendências, tanto de cachos quanto de ondulação mais natural;

BC BONACURE HAIRTHERAPY: uma linha mais sofisticada, que

oferece produtos de última geração para tratamento intensivo do cabelo.

A gama de produtos da linha é eficaz para restauração da beleza, vitalidade

e brilho das madeixas.

 

Inovação constante

A Schwarzkopf não inova apenas em produtos. Em 2003, a marca inaugurou

no Japão uma academia de formação contínua de cabeleireiros e profissionais

dos salões de beleza.

A ASK Academy promove periodicamente seminários, cursos e workshops,

além de fornecer orientação sobre as linhas de produtos da marca.

 

 

A intenção da empresa é que os profissionais consigam diagnosticar as necessidades

de cada cliente. Afinal, de que adianta investir em produtos de excelência quando

eles são utilizados de forma errada e não dão os resultados prometidos?

Atualmente, já são cerca de 85 academias em todo o globo. Mais de 50.000

cabeleireiros já passaram pelas academias.

 

O Mercado da Beleza é revenda autorizada da Schwarzkopf para todo o Brasil.
Confira aqui os produtos.