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04/07/2019

Como surgiu a marca Schwarzkopf?

Qual a origem da marca Schwarzkopf?

 

 

A palavra pode parecer bem complicada de escrever e pronunciar, mas a marca já é bem conhecida dos profissionais de beleza e consumidores brasileiros.

 

A marca é alemã e vem há anos revolucionando o jeito de tratar nossos cabelos. Sempre em sintonia com as necessidades e tecnologias atuais, a empresa desenvolve técnicas inovadoras para oferecer o que há de melhor em tratamento para todos os tipos de cabelos.

 

A Schwarzkopf tem mais de 100 anos de existência e conquistou consumidores pelo mundo todo. Abaixo, vamos contar a história da marca, os principais produtos e que tipo de inovação a empresa alemã tem lançado.

 

Como surgiu a marca?

Berlim, 1898. O químico Hans Schwarzkopf abre uma farmácia que, além de vender medicamentos e produtos de beleza, contava com uma pequena seção de perfumaria. Neste período, não havia produtos específicos para os cabelos, a não ser sabonetes caros e ásperos.

 

Cansado disso, em 1903, Hans criou seu primeiro produto: um xampu em pó que era dissolvido em água. Não é preciso dizer que foi uma verdadeira revolução no modo como se lavavam os cabelos e um sucesso no mundo feminino. O "champô com a cabeça preta" foi um sucesso imediato.

 

Hans passou a vender seu produto, mas a demanda cresceu tanto que a empresa começou a negociar com Holanda e Rússia. Em 1927, mais uma revolução: a marca lançou o primeiro xampu líquido do mundo.

 

Em 1933 foi criado o primeiro shampoo não-alcalino do mundo: "Onalkal" é considerada a mãe de todos os shampoos modernos. Para além dos produtos de cuidado, as permanente vêm também aumentar o portfólio de produtos.

 

Em 1947 a Schwarzkopf introduz a primeira permanente a frio no mercado alemão. "Onaltherma", que consegue criar cabelo ondulado, sem a necessidade de atingir quase 100ºC. Em simultâneo, "Poly Color" leva as colorações diretamente até ao consumidor final.

 

Em 1949 a Schwarzkopf introduziu no mercado alemão, o "Champô-Creme Schauma" em tubo. Foi um sucesso: na Alemanha ocidental a palavra "Schauma" torna-se sinônimo de shampoo - e cria um mercado generalizado para o shampoo na Alemanha.

 

Já há muito tempo, a marca se preocupava com a formação de profissionais. No mesmo ano, foi inaugurado o primeiro centro de treinamento para cabeleireiros, o Instituto Schwarzkopf para o cabelo e higiene. A essa altura, os produtos já estavam nas prateleiras de diversos países do continente europeu.

 

Já em 1955, as mulheres já não precisam evitar o vento ou o clima, porque foi lançada a "Taft" a primeira "rede líquida para cabelo". Num país acelebrar o crescimento econômico pós-guerra, um novo verbo em alemão é inventado: "Taft" significa "pulverizar o cabelo com laca".

 

No ano de 1968, a Schwarzkopf introduz "Palette Champô Colorante". As colorações de Palette estão disponíveis hoje em dia e continuam a ser uma referência em colorações.

 

Em 1974, o "Método Schwarzkopf" é introduzido - um novo conceito sistemático em torno das permanentes, que envolve consultoria, tecnologia e formação.

 

Em 1987 a Schwarzkopf é primeiro produtor de produtos de cosmética a nível internacional a reagir a temas socialmente relevantes como a sustentabilidade. A laca Taft é alterada para ser completamente livre de CFCs.

 

Presença da Schwarzkopf no mundo

A empresa oferece uma completa linha de cuidados para cabelos tanto para profissionais quanto para consumidores finais. São produtos que para coloração, tratamento e finalização comercializados em mais de 125 países ao redor do mundo. A marca é propriedade do grupo alemão Henkel, e gera a maior receita do grupo, que faturou €3.5 bilhões em 2013.

 

Principais produtos Schwarzkopf

Entre as principais linhas de produtos da marca estão:

 

 

IGORA: os produtos dessa linha são compostos de colorações individuais com uma variedade imensa de tons. Com produtos de alta qualidade para todos os tipos de tratamento para salão, a linha é a queridinha dos profissionais, que conseguem resultados surpreendentes nos cabelos dos clientes.

Finalizadores OSiS+: composta por sprays fixadores e de brilho, modeladores, ceras e pastas, a linha é perfeita para quem procura durabilidade do penteado e energia ao visual;

NATURAL STYLING: feita para suprir as necessidades das últimas tendências, tanto de cachos quanto de ondulação mais natural;

BC BONACURE HAIRTHERAPY: uma linha mais sofisticada, que oferece produtos de última geração para tratamento intensivo do cabelo. A gama de produtos da linha é eficaz para restauração da beleza, vitalidade e brilho das madeixas.

 

Inovação constante

A Schwarzkopf não inova apenas em produtos. Em 2003, a marca inaugurou no Japão uma academia de formação contínua de cabeleireiros e profissionais dos salões de beleza. A ASK Academy promove periodicamente seminários, cursos e workshops, além de fornecer orientação sobre as linhas de produtos da marca.

 

 

A intenção da empresa é que os profissionais consigam diagnosticar as necessidades de cada cliente. Afinal, de que adianta investir em produtos de excelência quando eles são utilizados de forma errada e não dão os resultados prometidos?

Atualmente, já são cerca de 85 academias em todo o globo. Mais de 50.000 cabeleireiros já passaram pelas academias.

 

O Mercado da Beleza é revenda autorizada da Schwarzkopf para todo o Brasil.

Confira aqui os produtos para cabelos.

E também as linhas de coloração.